top of page

01

O que são as NRs – Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho?

 

Resposta: Elas foram instituídas em 1977 pela lei n ° 6514 de 22/12/77, através da portaria 3214/78, sendo um conjunto de regras e diretrizes que todas as empresas deveram seguir dentro do âmbito da Segurança e Saúde Ocupacional, sendo atualmente um total de 31 NRs.

02

Quais empresas dever ter o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) e o PPRA ( Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e qual a sua validade?

 

Resposta: Toda empresa constituída (que possua CNPJ), em todos os ramos de atividade, a partir de 1 funcionário registrado deverá ter os programas. Estes programas deverão ser renovados anualmente.

Quais as empresas que estão dispensadas de possuírem estes programas e só realizar os exames médicos ( admissional, periódico e demissional) com emissão do ASO ( Atestado de Saúde Ocupacional) ?

 

Resposta: Nenhuma, todas as empresas deverão possuir o PCMSO e o PPRA.

03

O Técnico de Segurança do Trabalho pode assinar laudos de PPRA, periculosidade, insalubridade ou laudos sobre acidente do trabalho? Qual o dispositivo legal que o conduz?

 

Resposta: A resposta é não, uma vez que somente aos profissionais que possuam graduação em engenharia e arquitetura e, no caso, com especialização em engenharia de segurança do trabalho, registrados no Conselho, são os que têm competência legal para a elaboração dos laudos mencionados. Informamos, ainda, os dispositivos legais pertinentes: - Lei 5.194/66, que define a atividades "Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico...", com responsabilidade restrita aos profissionais de nível superior. - Lei nº 7.270/84, que acrescenta parágrafos aos artigos 145 da Lei nº 5.869/73 - Código de Processo Civil estabelece em seu parágrafo primeiro, que: "... Os peritos serão escolhidos entre profissionais de nível universitário, devidamente inscritos no órgão de classe competente, respeitando o disposto no Capítulo VI, seção VII, deste Código". - CLT - Consolidação das Leis do Trabalho, no seu artigo 105, define que a caracterização e a classificação da insalubridade e da periculosidade, segundo as Normas do Ministério do Trabalho, far-se-ão através de perícia a cargo de Médico do Trabalho ou Engenheiro de Segurança do Trabalho. - Lei nº 7.410/85, que dispõe sobre a especialização de Engenheiros e Arquitetos em Engenharia de Segurança do Trabalho, a profissão de Técnico de Segurança do Trabalho, e dá outras providências. - Decreto nº 92.530/86, que regulamenta a citada Lei nº 7.410/85. - Resolução n° 359/91, do Confea, artigo 4º, item 4, que fala sobre as atividades "vistoria, avaliação, perícias, arbitramento, laudos” 

04

05

Gostaria de saber se o Técnico de Segurança pode realizar e assinar o PPRA (programa de prevenção de risco ambiental) com base na NR 09 da Portaria 3214/78, ou seria esta uma atribuição exclusiva de engenharia? Se no PPRA devem constar outros itens que não apenas os agentes químicos, físicos e biológicos presentes nos ambientes de trabalho?

 

 

Resposta: O profissional que tem competência legal para a elaboração do PPRA é o Engenheiro de Segurança do Trabalho, devidamente registrado no CREA.

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA é dirigido para agentes químicos, físicos e biológicos e os demais itens devem ser analisados e controlados em programas paralelos.

 

Sempre exija a ART - Anotação de responsabilidade técnica, está e sua garantia de que o profissional é habilitado e registrado no CREA de sua região.

06

O que é Grau de Risco de uma empresa?

 

 

Resposta:  O grau de risco represenra indiretamente os agentes agressivos que esta empresa tem que potencialmente poderia desencadear Acidentes de Trabalho para seus colaboradores. Este vai de 1 a 4, sendo que as de Grau 1 e 2 praticamente não oferecem risco (ex. comércio, escolas, etc) e as de Grau 3 e 4, possuem algum tipo de agente de risco (ex. metalúrgica, ind. Química, etc)

 

Todas as empresas devem constituir a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) ?

 

 

Resposta: Não, vai depender do numero de funcionários o grau de riscos da empresa, contudo toda a empresa deverá ter um funcionário com o curso CIPA.

07

08

O PPRA é a mesma coisa que o LTCAT?

 

 

Resposta: Não o PPRA – Programa de prevenção de riscos ambientas – identifica os riscos, assim como o LTCAT – Laudo Técnico de condições Ambientais – Porém este ultimo também identifica se a condição de trabalho é insalubre ou não, se da o direito adicional de Periculosidade entre outros aspectos. Outra diferença é que o LTCAT só pode ser elaborado por Médico ou Engenheiro do Trabalho.

Que empresas devem elaborar o LTCAT?

 

 

Resposta: Como este documento serve de referencia para o PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário, deverá ser elaborado por todas as empresas.

09

O que é PPP?

 

 

Resposta: O Perfil Profissigráfico Previdenciário é um documento exigido pela previdência Social para fins de Aposentadoria Especial, vindo substituir o DIRBEN 8030. Contudo é um documento muito mais amplo com grande numero de informação, constituindo-se em um histórico laboral do funcionário. A empresa deve manter este documento atualizado em arquivo eletrônico disponível para fiscalização. Deverá entregar ao colaborador na sua demissão ou sempre que solicitado pela Previdência Social.

 

10

11

Quais empresas devem elaborar o PPP?

 

 

Resposta: Todas as empresas constituídas, sendo que um primeiro momento as empresas de Grau de risco 3 e 4 é que estarão sendo mais visadas. Contudo algumas DRTs e Sindicatos de empresa de Grau de risco 1 e 2 já estão solicitando o PPP para a realização da homologação.

 

bottom of page